Núcleo Cultural Krishnamurti Portugal  

965477360

 nucleok@sapo.pt 

www.jkrishnamurti.pt  

facebook.com/nucleoculturalkrishnamurtiportugal

facebook.com/nucleoculturalkrishnamurti

omundosomosnos.org

NOTÍCIAS

RETIRO ANUAL

NÚCLEO CULTURAL KRISHNAMURTI

23 a 26 Março 2018

Krishnamurti Centre, Brockwood Park, Bramdean, Hampshire, Inglaterra
 

RETIRO DE DIÁLOGO E INVESTIGAÇÃO 


14, 15, 16 de Abril 2017, Palmela (Serra da Arrábida), Portugal

Anunciamos com muita alegria a realização do 2º Retiro do Núcleo Cultural Krishnamurti.

Desta vez o local escolhido foi mais central do que no ano passado - Serra da Arrábida, Palmela (em 2016 organizamos pela 1ª vez o Retiro de Investigação e Diálogo, na Casa do Eido, Gerês, Portugal).

Esperamos que este venha a ser um encontro de pessoas amigas que se juntam para investigar de um modo profundo e sério a sua própria vida e dialogar sobre os temas que forem surgindo nesses dias.

Será um momento de paragem, um momento que nos possibilita estarmos mais presentes, atentos e abertos ao desconhecido, num contexto natural, com alimentação saudável, práticas de yoga e alguns passeios nos arredores (Serra da Arrábida).

Agradecemos que, havendo da vossa parte interesse em participar, nos informem com a maior brevidade possível, a fim de garantir a reserva no espaço que escolhemos (Biovilla).

 

Detalhes do programa no Evento no facebook

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS DE KRISHNAMURTI EM BRAGA

Nos dias 18 de Fevereiro e 4 de Março de 2017 iremos exibir dois vídeos de K em Braga, no Semente-Centro Macrobiótico de Braga (local onde existe um pequeno centro de informação). Agradecemos que nos contactem para confirmar a vossa presença.

 

Evento no facebook

NOVA EDIÇÃO EM PORTUGAL: A EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA

O Núcleo Cultural Krishnamurti tem o prazer de anunciar a saída do livro “A Educação e o Significado da Vida”, de J. Krishnamurti, publicado pelas Edições 70, numa tradução para português de Joaquim M. Palma.

Existindo um significado para a vida mais alto e mais vasto, que valor terá a nossa educação se nunca chegarmos a descobrir esse significado? Podemos ser muito cultos academicamente, mas se não integrarmos profundamente o pensamento e o sentir, as nossas vidas serão incompletas, contraditórias e atormentadas por muitos medos; enquanto a educação não cultivar uma perspectiva integrada da vida, ela terá muito pouco significado.

Contactos:

Edições 70; www.edicoes70.pt; telef. 213190249; geral@edicoes70.pt
Livraria Almedina; www.almedina.net; telef. 239851903; geral@almedina.

RETIRO DE DIÁLOGO E INVESTIGAÇÃO

20, 21 e 22 de Maio Gerês, Portugal


Finalmente foi possível organizar o tão anunciado 1º retiro do Núcleo Cultural Krishnamurti.

Esperamos que este venha a ser um encontro de pessoas amigas que se juntam para investigar de um modo profundo e sério a sua própria vida e dialogar sobre os temas que forem surgindo nesses dias.

Será um momento de paragem, um momento que nos possibilita estarmos mais presentes, atentos e abertos ao desconhecido, num contexto natural, com alimentação saudável, práticas de yoga e alguns passeios na montanha.

Agradecemos que, havendo da vossa parte interesse em participar, nos informem com a maior brevidade possível, a fim de garantir a reserva no espaço de turismo rural que escolhemos.

Saiba mais informações 
aqui.

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS DE KRISHNAMURTI EM BRAGA

 

Nos dias 19 de Março e 16 de Abril de 2016 iremos exibir dois vídeos de K em Braga, no Semente-Centro Macrobiótico de Braga (local onde existe um pequeno centro de informação). Há a possibilidade de jantar no local, pelo que agradecemos que nos contactem antecipadamente para confirmar a vossa presença.

 

Evento no facebook

 

 

NOVA EDIÇÃO EM PORTUGAL: COMENTÁRIOS SOBRE O VIVER

Finalmente a boa notícia chega: O livro há algum tempo traduzido por um dos fundadores do Núcleo Cultural Krishnamurti, Joaquim Palma, foi publicado.

Segue a divulgação. 

 

 

A tradução foi executada por Joaquim M. Palma, cofundador do Núcleo Krishnamurti de Portugal.

 

Foi o escritor Aldous Huxley quem, nos anos cinquenta do século XX, encorajou J. Krishnamurti a escrever estes COMENTÁRIOS SOBRE O VIVER.

 

O conteúdo do livro abrange um conjunto de diálogos surgidos do contacto de Krishnamurti com pessoas que o procuravam. Localizados na Índia, Europa e América, e tendo como pano de fundo uma grande variedade de paisagens geográficas e de tipos humanos, os encontros aqui registados são simultaneamente intensos e iluminadores.

 

Acima de tudo, o autor aponta a necessidade de uma urgente integração, em cada um de nós, do princípio holístico de que que cada ser humano transporta consigo a capacidade de se transformar em algo que está para além das limitações do tempo e do espaço – não através de um agente externo, ou da crença, mas pelo autoconhecimento, o qual pressupõe o exercício constante da atenção e da escuta.

 

Contactos: EDIÇÕES MAHATMA: Tlm. 967319952; edicoesmahatma@mail.com;www.edicoes-mahatma.com

 

RETIRO DE DIÁLOGO NO GERÊS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontramo-nos a organizar um retiro de diálogo que deverá decorrer no final de 2015/início de 2016 no Gerês. Se estiverem interessados em participar agradecemos que nos contactem nos próximos meses para obterem mais informações ou que aguardem receber a publicidade do evento no vosso email. 

PROJECTO DE EDUCAÇÃO "O MUNDO SOMOS NÓS"

Em Setembro de 2013 um grupo de pessoas que inclui dois membros do Núcleo Cultural Krishnamurti, João Quintas e Ivone Apolinário, criou em Braga o projecto experimental O MUNDO SOMOS NÓS que tem como finalidade promover a educação do ser humano como um todo e o qual tem como grande base inspiradora os ensinamentos e escolas de K.

 

Este projecto oferece um serviço de educação para crianças a partir dos 5 anos, num espaço acolhedor e alegre onde elas se sentem seguras e respeitadas e onde lhes é permitido serem mais independentes e responsáveis na sua aprendizagem e na própria vida, despertando a sua verdadeira inteligência, bondade e responsabilidade para com o mundo, desabrochando em liberdade.

 

O projecto pretende juntar crianças, jovens e adultos, educadores e educandos para descobrirem o significado da vida, através de uma investigação profunda dos seus próprios processos de pensamento e emoções, acompanhada da aprendizagem dos currículos académicos e outras competências práticas necessárias para lidar conscientemente com os desafios.

 

É incentivada a aproximação da natureza e valorizadas as actividades artísticas.

 

A comparação e a competição são desencorajadas, assim como o sistema de castigo/recompensa. O diálogo e o auto-questionamento desempenham um papel fundamental e norteiam este projecto.

 

João Quintas e Ivone Apolinário, aquando do retiro em que participaram no Centro Krishnamurti em Abril deste ano, visitaram as escolas Brockwood Park e Inwoods Small School, tendo assistido a aulas, participado em actividades e falado com alunos e professores.

 

O Núcleo K em colaboração com o projecto O MUNDO SOMOS NÓS organizaram em Setembro de 2014 o evento BROCKWOOD PARK - A ESCOLA FUNDADA POR J. KRISHNAMURTI, uma conversa com Carla Elisabete Soares, antiga mature student em Brockwood Park e Inwoods Small School, professora de inglês e yoga na escola de Santa Lucrécia.

Em Janeiro de 2015 organizamos uma exibição de vídeo de K da série EDUCAÇÃO: UMA REVOLUÇÃO NA CONSCIÊNCIA - “A SUPREMA INTELIGÊNCIA É NÃO TER ILUSÕES”, Diálogo com estudantes e equipa da escola Brockwood Park.

 

Em 2015 decorreu em Braga a 3ª edição do Festival O MUNDO SOMOS NÓS, no qual se dialogou mais uma vez sobre educação.

 

O Festival que decorreu em Junho de 2014, 2ª edição, incluiu no seu programa diversas oficinas, concertos e diálogos sobre educação inspirados em “A Educação e o Significado da Vida” e na frase de K “A escola deve ser um lugar, um oásis, onde cada um pode aprender uma forma de viver integral, sã e inteligente”.

 

Em 2016, na 4ª edição do mencionado Festival, foi exibido mais um vídeo de K.

RETIRO DE DIÁLOGO E INVESTIGAÇÃO
22/02/2020 a 25/02/2020

Krishnamurti Centre - Brockwood Park - Bramdean, Hampshire, Inglaterra

 


"Por vezes é essencial ir para um retiro, parar tudo o que têm feito, parar as crenças e experiências completamente, e olhar tudo de novo, não continuar a repetir como máquinas se acreditam ou não acreditam. Assim, deixam entrar ar fresco nas vossas mentes."
J. Krishnamurti



O Núcleo Cultural Krishnamurti Portugal anuncia que o seu retiro anual se irá realizar novamente no Centro Krishnamurti em Inglaterra, que promove uma diversidade de eventos e acolhe a presença de grupos de diferentes nacionalidades. Acreditamos que esta é uma oportunidade para as pessoas visitarem o Centro e participarem num retiro no seu idioma.
Assim, gostaríamos de convidar todas as pessoas que falam português e estão interessadas nos ensinamentos de Krishnamurti a participarem no retiro que se realizará de 22 a 25 de Fevereiro.

O programa inclui exibições de vídeos de Krishnamurti, diálogo, estadia em quarto individual e refeições vegetarianas (pensão completa); poderá ainda ser possível visitar a escola fundada por K, Brockwood Park e ainda Inwoods e Wild Flowers)

Ligações:
https://brockwood.org.uk/
http://inwoods.org.uk/
http://www.wildflowers-kindergartens.co.uk/
.........................................................................................
Custo*:
207 Libras por pessoa

*Inclui programa, estadia de 3 noites em quarto privado individual com casa de banho, pensão completa (pequeno almoço, almoço, coffee break e jantar)

Não inclui voo/despesas de transporte
.........................................................................................

INSCRIÇÕES ATÉ 10-02-2020
email nucleok@sapo.pt

Organização: Núcleo Cultural Krishnamurti Portugal
Local: Centro Krishnamurti, Brockwood Park, Bramdean, Hampshire, Inglaterra
https://www.krishnamurticentre.org.uk/

Para mais informações contacte-nos:
Núcleo Cultural Krishnamurti Portugal
965477360
nucleok@sapo.pt;
www.jkrishnamurti.pt
www.facebook.com/nucleoculturalkrishnamurtiportugal
www.jkrishnamurti.org/pt/

NOTÍCIAS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now