top of page

 

APOIO

 

O Núcleo Cultural Krishnamurti Portugal é um grupo informal constituído por pessoas interessadas na divulgação dos ensinamentos de J. Krishnamurti e não tem quaisquer intuitos lucrativos. Foi fundado em Évora, ainda em vida de Krishnamurti, e representa em Portugal a Fundação Krishnamurti, dedicando-se à expansão da obra deste filósofo/educador. Também como parte do trabalho de expansão da obra de J. Krishnamurti, este Núcleo procura interessar várias Editoras portuguesas para a publicação de obras deste filósofo, traduzidas em Portugal. Como resultado destas diligências, já foram publicadas várias obras. E, complemento a estas actividades, e por solicitação de pessoas interessadas, este Núcleo realiza também encontros informais, para projecção de vídeos com conferências de Krishnamurti na Europa, América e Índia. Estas conferências servem de base à pesquisa e discussão de temas, sem que nenhum dos participantes assuma qualquer estatuto de autoridade.

 

Com grande inspiração nas escolas fundadas por este filósofo e fundador, nasceu em 2013 o projeto de educação holística O MUNDO SOMOS NÓS, com a intenção de educar as crianças para um novo mundo, cuidando e procurando desenvolver todas as dimensões do ser humano – corpo, mente e coração.

 

"Por que vamos para a escola, por que aprendemos várias matérias, por que fazemos provas e competimos pelas melhores notas? O que significa aquilo que denominamos educação, e a que ela se destina? Esta é, na verdade, uma pergunta muito importante, não somente para os estudantes, mas também para pais, professores e todos que amam este planeta Terra. Por que enfrentamos a luta para recebermos educação? Será apenas para sermos aprovados nas provas e conseguir um emprego? Ou será a função da educação nos preparar ainda jovens para compreender todo o processo da vida? Ter um emprego e ganhar o próprio sustento é necessário, mas será tudo? Recebemos educação somente com esse fim? Certamente, a vida não é apenas o emprego, a ocupação; ela é algo extraordinariamente amplo e profundo, é o grande mistério, o vasto reino no qual funcionamos como seres humanos. Se simplesmente nos capacitarmos para ganhar nosso sustento, perderemos todo o objetivo da vida; e compreender a vida é muito mais importante do que apenas nos prepararmos para os exames e nos tornarmos especialistas em matemática, física ou naquilo que desejarmos."

 

O.M.S.N. – O MUNDO SOMOS NÓS, ASSOCIAÇÃO” sem fins lucrativos, tem como fim promover a educação do ser humano como um todo, através de experiências que incentivem a cooperação entre indivíduos e comunidades, o respeito pelo meio ambiente e a auto-sustentabilidade, o auto-conhecimento e a investigação do homem e da vida de forma a criar uma sociedade mais consciente e responsável.

 

A fundação da associação OMSN foi inspirada na filosofia, centros de estudo e escolas fundadas por K em Inglaterra, EUA e Índia. Exibições de vídeos, visitas e retiros em Brockwood Park, Inglaterra, foram organizados em parceria.

 

A associação OMSN tem vindo a incluir e criar no seu seio projetos independentes que possam contribuir para aprofundar a filosofia existente e para fazer a associação crescer, pelo que a direção da associação recentemente tomou a decisão de integrar o Núcleo Cultural Krishnamurti no "guarda-chuva" OMSN. O NCK tem vantagens em termos formais e continua a ser um projeto autónomo e a família O Mundo Somos Nós continua assim a crescer por dentro e por fora.


O NCK encontra-se hoje integrado, como projeto autónomo, na associação sem fins lucrativos O.M.S.N. - O MUNDO SOMOS NÓS e existe, fundamentalmente para tornar disponível a mensagem que Krishnamurti nos deixou.

 

Este Núcleo não tem quaisquer formas de obtenção de fundos para além dos donativos.

 

Se quiser apoiar, pode fazer um donativo, para a conta da associação com o IBAN PT50001000005169685000156 (enviado comprovativo, nome, morada e NIF para o email info.omundosomosnos@gmail.com).


 

Também pode ajudar partilhando esta página e ainda como voluntário.


Agradecemos o vosso apoio.

 

bottom of page